REGULAMENTO GERAL
I. DOS GRUPOS E DAS EQUIPES PARTICIPANTES:
Artigo 01 – Poderão participar as equipes formadas por sócios da AABB com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar no ano 2010 e convidados previamente autorizados pela diretoria da AABB. A competição será disputada por 6 (seis) equipes em dois grupos de três ou por 8 (oito) equipes com dois grupos de quatro. As partidas serão disputadas dentro do próprio grupo, classificando-se para a fase final o primeiro de cada grupo.
Artigo 02 – Só poderá ser inscrito no torneio mediante pagamento da taxa de R$ 4,00.
II. DOS SORTEIOS DE ATLETAS:
Artigo 03 – Cada equipe deverá sortear no máximo de 7 (sete) atletas, só podendo entra no torneio na fase classificatória, desde que ocorra um sorteio ou um acordo entre os times. Esse número poderá ser alterado dependendo do número de atletas inscritos.
O sorteio será realizado de 20 (vinte) para as 7 (sete) da manhã pelos cabeças de chave escolhidos pela comissão organizadora, caso o atleta chegue depois desse horário, ele será sorteado posteriormente para que não atrapalhe o sorteio.
Goleiros: Os goleiros disponíveis para a competição serão sorteados em todas as partidas, caso não haja acordo entre os participantes. Na final serão sorteados os goleiros menos vazados para cada equipe.
Artigo 04 – O atleta só poderá jogar em uma equipe. Caso se inscreva em mais de uma equipe será eliminado da competição.
Será obrigatória a utilização, em todas as partidas, dos atletas inscritos em cada equipe, assim sendo, os reservas obrigatoriamente deverão, desde o início do 2º período, começar jogando e ir até o final do referido período.
OBS.: Só será considerado reserva o atleta que por ventura não participe da partida no 1º período ou que tenha jogado menos de 5 (cinco) minutos, e esteja no banco de reservas. A equipe que não cumprir esse artigo perderá automaticamente os pontos da partida não cabendo protesto.
Artigo 05 – Cancelamentos, substituições ou transferência de atletas após sua inscrição na Competição, só serão possíveis em caso comprovado de força maior e através da comissão organizadora.
III. DAS PARTIDAS:
Artigo 06 – As partidas serão regidas de acordo com as regras oficias do Futebol Society.
O tempo de jogo será de 20 (vinte), divididos em dois tempos de 10 (dez) minutos cada, sem intervalo entre os tempos, e as equipes deverá ter no mínimo 6 (seis) atletas para que a partida seja iniciada. Na final, o tempo será de 30 (trinta) minutos, divididos em dois tempos de 15 (quinze) minutos cada. Só será permitido pedida de tempo na final, cada time poderá pedir um tempo durante a partida, com duração de 2 (dois) minutos.
OBS.: O tempo das partidas poderá ser alterado antes do início do torneio se a comissão organizadora achar necessário.
IV. DA FÓRMULA DE DISPUTA:
Artigo 07 – O torneio será disputado de acordo com o Artigo 01.
As 2 (duas) equipes que somares mais pontos de cada chave, ou que fique a frente no critério de desempate, passarão para a fase final. Na partida final, caso haja empate, teremos a disputa de tiros livres da marca penal, um a um até que haja uma vantagem técnica.
Artigo 08 – Os critérios de desempate para a classificação da competição serão da seguinte ordem:
• PG - Pontos ganhos.
• NV - Número de vitórias.
• SG - Saldo de gols.
• GP - Gols pró.
• CD - Confronto direto.
• NCD - Número de cartões disciplinares durante toda a competição. Peso: Amarelo = 01, Azul = 02, Vermelho = 03.
• Sorteio.
Parágrafo Único - A vitória somará 3 (três) pontos, empates 1 (um) pontos. O W x O somará uma vitória com 3 (três) pontos e 1 (um) gol sendo contado para o saldo de gols.
V. DA PREMIAÇÃO:
Artigo 09 – Ficam instituídos os seguintes prêmios coletivos:
1º Colocado - Medalhas.
2º Colocado - Medalhas.
Artigo 10 – Ficam instituídos os seguintes prêmios individuais: artilheiro, melhor jogador, melhor goleiro (goleiro menos vazado), pior jogador e frangueiro (goleiro mais vazado).
VI. DAS PENALIDADES E PUNIÇÕES:
Artigo 11 – Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas e técnicos ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:
1º cartão amarelo – Simplesmente advertência.
2º cartão amarelo – Automaticamente após o segundo cartão amarelo o atleta levará o vermelho.
1º cartão azul – Punição temporária por 2 (dois) minutos.
2º cartão azul – Desclassificação do atleta na partida, podendo ser substituído após 2 (dois) minutos.
Cartão vermelho – Suspensão imediata da competição, ficando a equipe, na ocasião da expulsão, com 1 (um) atleta a menos até o final da partida.
OBS.: O atleta expulso de uma partida estará automaticamente suspenso de toda a competição, além de cumprir a punição estabelecida pelo Código Disciplinar do Clube, ou seja, suspensão por uma semana de todas as peladas da AABB.
Artigo 12 – Os técnicos das equipes nos pedidos de tempo, estabelecido no Artigo 06, poderão entrar no campo de jogo para passar informações técnicas à sua equipe e deverão estar vestidos de acordo com o ambiente esportivo.
Artigo 13 – Todos os participantes serão considerados conhecedores do regulamento, regras e leis oficiais do Futebol Society. Estando, portanto, de acordo com o que fica estabelecido no presente regulamento.
VII. DOS PROTESTOS
Artigo 14 – Qualquer equipe que desejar protestar o resultado de uma partida deverá fazê-lo no termino de sua partida a comissão organizadora do torneio, representados por Bruno Paranhos, Cristiano (funcionário do clube), Fábio Costa (Pato) e Fernando Cavalcanti. Se houver um protesto de um dos participantes da comissão ou da equipe que ele está inscrito, o meso será ouvido, mas não terá direito a voto.
VIII. DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 15 – O não cumprimento do que está estabelecido no presente regulamento, acarretará em perda de ponto(s) pela(s) equipe(s) infratora(s), a ser definido pela comissão.
Artigo 16 – Deverá ser comunicado a todos os cabeças de chave a existência do regulamento, caso contrário, a equipe não comunicada não poderá ser penalizada por descumprir qualquer artigo do regulamento que não esteja de acordo com as regras oficiais do society.
Artigo 17 – Casos omissos ou outros deverão ser discutidos pela comissão organizadora do torneio.
Recife, 18 de Dezembro de 2010
Comissão de Peladeiros do Sábado
As regras acima foram autorizadas e assinadas pela direção da AABB – Recife.